5 Maneiras Infalíveis De Eliminar a Baixa Autoestima!
A autoestima é a base sólida sobre a qual construímos as nossas vidas. Manter uma autoimagem positiva é essencial para enfrentar desafios, perseguir objetivos e desfrutar de relacionamentos saudáveis. Se estás na procura de uma dose extra de confiança, não procures mais porque hoje não sais daqui sem o que precisas para aumentar essa autoestima, a começar hoje! Anda comigo explorar cinco dicas infalíveis para aumentar a tua autoestima e fortalecer a tua confiança de dentro para fora.
1. Autocompaixão é essencial.
O primeiro passo para construir uma verdadeira autoestima é cultivar a autocompaixão. Em vez seres dura contigo mesmo diante dos teus erros, reconhece que todos nós falhamos. Trata-te com a mesma gentileza que tratarias um amigo em dificuldades. A autocompaixão cria um ambiente emocional positivo, fundamental para fortalecer a tua autoestima. Fala de forma positiva em relação a ti, erradica os pensamentos negativos quanto a ti mesma. Começa a praticar este ritual. Vai-te mudar permanentemente e isso vai ter um impacto positivo também na forma como os outros te tratam e olha para ti.
2. Explora as tuas paixões...
Pára, e pensa. Quais são as atividades que te fazem sentir verdadeiramente viva e empolgada? Ao mergulhares nas tuas paixões, estás a fortalecer a tua conexão contigo mesmo, cultivando um senso de propósito e realização que contribui diretamente e automaticamente para a construção da tua autoestima.
Descobre coisas que te cativem, que se podem tornar um alicerce da tua autoestima. Seja mergulhando na arte criativa, explorando a natureza através de atividades ao ar livre, ou abraçando o desafio de um novo desporto, cada interesse é uma peça única no quebra-cabeça da tua identidade. Além disso, as tuas paixões também podem fazer com que te cruzes com pessoas que tenham interesses semelhantes, o que pode dar numa boa amizade. Nada como uma boa amizade para nos dar um empurrão nos nossos piores momentos de baixa autoestima.
3. Cuidado com a nutrição!
Uma alimentação balanceada, exercícios regulares e boas horas de sono são fundamentais para a tua saúde mental e física. Quando o nosso corpo está bem cuidado, a nossa mente também se beneficia e vice-versa. A prática de atividades físicas liberta endorfinas, neurotransmissores que contribuem para o bem-estar emocional, que consequentemente elevam a autoestima.
Uma alimentação saudável fornece-te a energia necessária para realizares atividades diárias e enfrentar desafios. Quando te sentes enérgico e vital, é mais provável que te envolvas em experiências positivas, pois o teu mindset também estará mais propenso a tal - certo? A falta de nutrientes e vitaminas faz com que toda a nossa máquina (o nosso corpo e cérebro) funcione de forma ineficiente e todas as nossas hormonas ficam alteradas.
4. Cuida do teu corpo/mente (exercício físico)
O exercício físico, podes interpreta-lo como a chave mestra para a reconstrução da autoestima. Cada movimento não é apenas uma atividade física, mas um catalisador para transformações profundas na mente e no corpo. Os treinos não são apenas uma procura da conquista de resistência e tonificação, mas uma jornada para conquistar a confiança perdida. Há que perceber que fazer exercício físico não é só por uma questão de aparência, tem, de facto, um impacto positivo tremendo no nosso cérebro e toda a sua química.
À medida que fazes exercício físico, libertas endorfinas que não apenas elevam o teu humor, mas também combatem a ansiedade e o stress. Inevitavelmente, a melhoria da tua imagem corporal, força muscular, acaba por te moldar não apenas o corpo, mas a tua mente - autoconfiança. O exercício físico é a ferramenta essencial para romperes as correntes da baixa autoestima, promovendo uma jornada de autodescoberta, resiliência e autoaceitação inabalável. Está na hora de transformares cada sessão de treino numa declaração de poder pessoal e redefinir o significado de uma autoestima fortalecida.
5. Afasta-te de gente tóxica, já!
Num mundo onde as relações sociais desempenham um papel fundamental na nossa vida, é essencial analisar de perto como as más companhias e pessoas tóxicas podem afetar negativamente a nossa autoestima.
Tens que começar a purgar pessoas tóxicas da tua vida. Desde críticas constantes até atitudes desmotivadoras, essas influências tóxicas podem corroer gradualmente a nossa autoestima pondo-a lá para baixo. É necessário desenvolvermos estratégias práticas para identificar e lidar com pessoas tóxicas porque, infelizmente, teremos que lidar com várias ao longo da vida mas, sempre que possível evita-las. Portanto, começa HOJE, a evitar a toxicidade à tua volta.